sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MEDIANERAS


Dois jovens solitários, interpretados por Javier Drolas e Pilar López de Ayala, vivem seus dramas,  fobias e traumas amorosos, de forma cada vez mais isolada do mundo, mas ainda guardam o desejo de encontrar alguém interessante com quem possam dividir seu espaço, por quem possam se apaixonar. Mas os hábitos da vida moderna e o ambiente hostil de uma grande cidade parecem dificultar essa busca.  O contato com outras pessoas dá-se principalmente, ou apenas, no ambiente virtual. Esse é o resumo rápido e rasteiro da comédia romântica argentina, Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual, película dirigida por  Gustavo Taretto, com roteiro do próprio diretor.

Não há registro de que o filme tenha sido baseado numa história real; provavelmente sim, pois histórias como essa são tão comuns hoje em dia que uma delas bem que poderia ter servido de material para o filme. Mas...Pensando bem, talvez, exatamente por isso, devemos crer que não foi baseada ou inspirada em um relato específico, mas em vários; uma mistura de muitos. Também pode ser que sim. Por esse motivo, por ser algo do nosso cotidiano, do nosso mundo moderno, de alguma forma, nos identificamos com Medianeras. Se não aconteceu com a gente, aconteceu com um conhecido; ou, então, já lemos em alguma revista ou vimos na TV, histórias semelhantes à que ocorreu com o casal de protagonistas. Passa-se em Buenos Aires, mas poderia se passar em qualquer cidade do mundo atual.

Pela razão exposta, a trama até nos prende. Entretanto, considero o filme apenas mais ou menos. Legalzinho, vai!! Pode servir para uma tarde dessas em que estamos à toa. Há momentos engraçados, divertidos, mas não me convenceu ou conquistou totalmente. Achei que faltou novidade, surpresa. Além disso, na minha opinião, o filme às vezes cai no clichê e usou recursos não muito elaborados para fazer uma brincadeira, um "trocadilho," por assim dizer, que se explica no final do filme. Refiro ao fato de o diretor ter usado o passatempo da protagonista, o joguinho Onde Está o Wally, para fazer ligação com um acontecimento na vida dela. Achei meio óbvio e fácil. Poderia ter sido mais criativo.  E o que se destaca positivamente no filme? Para mim, o texto. Muito bom!

Bem! Medianeras se salva. Não é lá grandes coisas, mas dá para dizer que é um bom filme!

Até logo!


Trailler




Um comentário: