quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A QUEDA


Em 30 de setembro de 2000, após um parto difícil em um Hopital de Veneza, que por pouco não acaba na morte do bebê, nasce Tito, o primeiro filho do escritor, jornalista e colunista da Veja, Diogo Mainardi. Alguns meses depois, Mainardi descobre que, em decorrência de erro médico no momento do parto, Tito sofre de paralisia cerebral. Essa condição exige uma série de mudanças na vida do jornalista e de sua família. Essa experiência o levou a escrever A Queda, livro que conta a vida de Tito e a do próprio Mainardi, após a chegada do filho.

Valendo-se de uma estrutura bem diferente, constituída de parágrafos estaques, independentes - inclusive cada parágrafo recebe um número - o jornalista conta, sem linearidade, o que aconteceu no dia do nascimento de Tito e os anos que se seguiram: alegrias, tristezas, dificuldades. Ao lado desse formato criativo, outro recurso que o autor usou para contar a história chama a atenção: a associação que o autor fez entre relatos, fatos, curiosidades - culturais e históricos - com o nascimento e vida do filho.

Certamente resultado de intensa pesquisa,  Mainardi consegue reunir um vasto material, rico e curioso, que torna a leitura bem interessante. Algumas de suas descobertas são realmente surpreendentes dada a coincidência dos fatos com a história de Tito. (Aqui, chamo de coincidência porque o autor quis assim deixar transparecer, mas o leitor pode dar o nome que preferir, de acordo com sua filosofia de vida ou religião).

Sem floreios, sem chororô, sem pieguismo; às vezes até com um humor ácido e com sarcasmo, bem ao seu estilo, Mainardi consegue nos comover e nos envolver em seu drama pessoal. Ainda que não goste do Mainardi como jornalista (eu, particularmente, não gosto e nunca gostei), vale despir-se das concepções construídas a respeito dele e ler o livro.


Bem... Essa é a última postagem do ano. Agradeço a todos que me acompanharam até aqui e desejo a todos ótimo Natal e ótimo começo de novo ano.  Até 2013!!




4 comentários:

  1. Por mais que não se concorde com os posicionamentos do Diogo Mainarde, tem que se admitir que ele é impactante, polêmico e dá bastante margem para discussão, que acho que é o que importa em um comentarista. Fora isso, o acho bastante inteligente e bem humorado o que torna a leitura dos seus textos e do livro "A Queda" bastante interessante. Não vou nem mencionar que sua figura tb é bastante agradável de se ver... rsrs (mas isso é tão subjetivo...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Stella. Concordando ou não com ele, gostando ou não dele, não dá para negar que ele é autêntico, corajoso, inteligente e cômico. São textos são bons e engraçados. Eu não gosto dele, das ideias dele, mas isso não me impediu de admirar esse livro. Muito interessante, bonito, tocante e alentador. E acho que vc gosta da figura dele porque, reparando bem, eles tem características físicas parecidas com as do Ângelo.rsrs

      Excluir
  2. Também não era fã do Diogo Mainardi (tampouco sou agora rsrs) mas gostei muito do livro, a forma como ele relata a deficiência do filho é realmente única!

    ResponderExcluir