sexta-feira, 23 de maio de 2014

MALÈNA



Malèna (Mônica Bellucci) é uma mulher muito bonita e sensual, que chama a atenção de todo um vilarejo na Itália, colecionando detratores e admiradores. Entre os do segundo grupo, destaca uma turma de adolescentes que a perseguem pelas ruas da localidade; um deles é Renato. É pelos olhos de Renato que acompanhamos o cotidiano e as transformações da vida de Malèna, que se encontra sozinha em casa porque o marido está em outro país, lutando na segunda guerra mundial. 

Malèna é um filme escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore, o mesmo diretor e roteirista de Cinema Paradiso, até hoje o maior sucesso do cineasta, que lhe rendeu inclusive um Oscar de melhor filme estrangeiro. Além do Cinema Paradiso (até eu ver Malèna), não tinha assistido a nenhuma outra produção do diretor, por isso não posso dar opinião sobre a carreira dele, mas pela opinião dos fãs de Cinema Paradiso, nenhum outro filme do diretor se equivaleu a esse. A crítica diz que, após seu grande sucesso, Tornatore teve uma carreira irregular, alternando trabalhos bons e regulares. Meu olhar amador coloca Malèna na categoria dos filmes bons de Tornatore, mas devo adiantar que está abaixo de Cinema Paradiso.

Além do visual e das músicas de Enio Morricone,  gostei do tratamento que o diretor deu ao drama da protagonista. É um história forte e triste, mas que foi tratada com muita sensibilidade e humor; sendo temperada ainda com a inocência da visão de um adolescente apaixonado. Porém, essa suavidade é deixada de lado em alguns momentos, e o espectador é tomado de emoção mais forte e incômoda quando Malèna passa por seus infortúnios. Nessas passagens, percebemos o quanto julgamentos precipitados e ações covardes pode afetar dramaticamente a vida de uma pessoa. 





Título Original: Malèna
País de Origem: Itália/EUA
Ano:
 2000
Duração: 92 min
Diretor: Giuseppe Tornatore
Elenco: Monica Bellucci, Giuseppe Sulfaro, Luciano Federico, Matilde Piana, Pietro Notarianni, Gaetano Aronica

2 comentários:

  1. gostei bastante do filme, da trilha sonora...quero ver outros dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li uma crítica que dizia que ele tem outros filmes bons. Acho que vale a pena conferir.

      Excluir