quarta-feira, 19 de março de 2014

PALAVRA CANTADA


Uma tem cara de tia chata (daquelas mal-humoradas, que vivem dando bronca em crianças), que ostenta um sorriso que não convence ninguém de uma possível bondade que ela teria guardada bem lá no fundo. Outro tem cara do tiozão gente boa, que se esforça bastante, mas não leva o menor jeito com criança.  E não é que esses dois formaram uma dupla musical e escolheram, como público, justamente o infantil?! E não é que deu certo?! Não poderia ser de outra forma, porque a Palavra Cantada, o nome de tal dupla, faz músicas infantis de muita qualidade. 

Com arranjos elaborados, belas melodias e ótimas letras, Paulo Tatit (que me lembra muito o Fagner) e Sandra Peres (que me lembra qualquer mulher malvada de filme infantil) conquistaram as crianças e os adultos também (eu, aos menos, gosto de ouvir a Palavra Cantada). Outro fator que explica seu sucesso foi o fato de resgatarem músicas folclóricas, o que trouxe boas lembranças aos pais e aos avós. E, como essas músicas nunca vencem, as crianças também gostaram.

As letras são muito boas: simples, ricas e bem humoradas. Muitas fazem piadas com a sinceridade das crianças e retratam, com bom humor, a realidade da relação que temos com elas. O bom das composições dessa dupla é que elas são singelas, como os pequenos gostam, mas sem aquela melosidade e aquele arranjo pobre que tanto irritam os adultos. Eis exemplos:

Amo o vovô e a vovó, eles me tratam com carinho e pão-de-ló
Mas agora vejam se me deixem em paz
Só quero a mamãe, só quero o meu papai.
(trecho da música: Só quero a mamãe e o papai)


Criança não trabalha, criança dá trabalho
(trecho da música: Criança não trabalha)


Hoje eu sinto que cresci bastante

Hoje eu sinto que estou muito grande

Sinto mesmo que sou um gigante

Do tamanho de um elefante

(trecho da música: Aniversário)


O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?

Será que tem alho-poró?

Será que tem sabão em pó?!

Será que tem repolho?

Será que tem piolho!?

É um, é dois, é três...

(trecho da música: Sopa)

Se você ainda não conhece a Palavra Cantada, confira o trabalho deles. Vale muito a pena apresentar aos seus filhos. Se é para ouvir as músicas centenas de vezes (sabem como são as crianças, né?rsrs), que seja algo de qualidade.

Seguem vídeos das músicas citadas acima.

Só quero a mamãe e o papai.


Criança não trabalha



Aniversário


Sopa


Nenhum comentário:

Postar um comentário