quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CARAVAGGIO


A pintura sempre me pareceu interessante, mas nunca me chamou atenção ao ponto de me incitar a buscar mais informações sobre o assunto. Até que tive a oportunidade de ver pessoalmente quadros de alguns grandes gênios (Leornardo da Vinci, Michelangelo, Goya, Monet, Renoir) e pude entender um pouco a dimensão da beleza e da importância dessa arte. Quando podemos apreciar essas obras em seu tamanho e cores originais, a sensação é outra: percebemos a precisão e a riqueza dos detalhes, bem como sentimos a emoção que as imagens transmitem. Depois dessa experiência, passei a me interessar mais pela pintura e procurei adquirir mais conhecimento sobre esse tipo de manifestação artística.

Essa introdução foi para falar do tema de hoje: a exposição de Caravaggio. Até domingo, dia 14/12/2012, no Palácio do Planalto, seis obras desse genial artista italiano estarão expostas para a nossa apreciação. A mostra é pequena em número de quadros, mas grande em importância. Para se ter uma ideia, essa é a maior mostra do artista já realizada na América do Sul, e as obras Medusa Murtola e Retrato de Cardeal são exibidas pela primeira vez fora da Itália. Além dessas particularidades, temos ainda a grandeza artística de Caravaggio. Ou seja, motivos não faltam para comparecer ao local e conferir a exposição. Estive lá na terça.

E qual é a minha impressão sobre esse pintor? Bem, ficou evidente para mim, nas suas obras, que Caravaggio dominava com mãos hábeis a técnica do claro-escuro, com pinceladas rápidas e leves na parte clara, mas lentas e firmes na parte escura. Recurso que ressaltava todo o vigor e dramaticidade dos temas, revelando a personalidade forte, polêmica e contraditória do artista.

Que tal a análise? Consegui impressionar? Pois essa minha opinião nada mais é que um apanhado de informações colhidas do folder recebido na mostra e daquelas plaquinhas posicionadas ao lado dos quadros. O máximo que eu conseguiria elaborar com meu conhecimento técnico sobre pintura e sobre esse grande artista italiano seria: Uau!! Mas ainda bem que essa arte não é só para quem tem conhecimento técnico, podemos analisá-la com a emoção. E, emocionalmente falando, as obras são belíssimas e transmitem fortes sentimentos. A minha preferida foi a tela São Jerônimo que escreve: tensa e angustiante.(figura abaixo)

Então, o fato de não entender nada do pintor ou da sua arte não é motivo para não ir à exposição. Pois, mesmo não entendendo nada (meu caso, por exemplo),  você pode se encantar com a beleza das obras e se emocionar com a mensagem que elas comunicam.

Confiram!!


São Jerônimo que escreve


Nenhum comentário:

Postar um comentário