sexta-feira, 28 de março de 2014

FIM - FERNANDA TORRES



Por acaso soube que a Fernanda Torres tinha lançado um livro. Fim é o nome da obra. Ela é uma ótima atriz de comédia; é bem engraçada; então, ao ver um exemplar na prateleira de uma livraria, cedi à curiosidade e li o seu primeiro capítulo. Assim que tive a chance, pesquisei para ver qual era a opinião da crítica sobre o livro. E não é que era totalmente contrária à minha! Fiquei pensando: "Será que não o li direito? Será que estou tão errado assim? Não é possível!" Tive que comprá-lo para saber se eu mudaria de ideia. Li e reli. Não adiantou. Minha impressão não mudou nadinha: o livro é bem fraco. 

Antes de detalhar minha opinião, vamos para o que a disse a crítica: 

"O Título é Fim, mas o livro trata mesmo é da vida - plena, forte, caliente e safada." João Moreira Salles

"Alternando técnicas narrativas, com destaque para magistrais instâncias de fluxo de consciência, Fim captura brilhantemente a dramática oscilação de tristezas e ilusões." Antonio Cícero (grifo meu)

"Fernanda Torres estreia na ficção com voz incrivelmente madura, modulada, capaz de transformar histórias noturnas de velhice e morte numa ensolarada comédia carioca de costumes." Sérgio Rodrigues (grifo meu)

Pois é. Foram manifestações hiperbólicas como essas que encontrei na contracapa do livro. Ok! Na contracapa não vale, pois, por serem encomendas ou serem de amigos, padecem de suspeição. Concordo. Então fiz buscas na internet e encontrei opiniões como essas:

"A escrita densa de Fernanda Torres destrincha com sarcasmo os mecanismos mentais desses 'Cavaleiros do Apocalipse' que violentam seus valores 'burgueses' ao preço do rancor e da crueldade." (Link

Essa análise foi mais comedida, porém, lá embaixo, na avaliação, outro exagero: o crítico classificou o livro como Ótimo. Tudo bem! Fernanda Torres também é colunista da folha, o que torna a análise de um colega  um pouco suspeita. Vamos para o que pensam os críticos independentes. Achei isso:

"...comprei Fim e li suas exatas 200 páginas de uma sentada, num domingo. E tenho dito: o livro contém um grau alarmante de surpresa para o leitor. É deslumbrante." (Link) (grifo meu).

Confesso que ler tais palavras me deixou assustado: "magistral, brilhantemente, incrivelmente, ótimo, deslumbrante". Fiquei pensando como esses mesmo críticos classificariam as obras de Machado de Assis, Kafka, Hilda Hilst, Clarice Lispector. Pois vou usar esses autores como referência para fazer minha análise da obra de Fernanda Torres. Alguém poderia dizer que isso é maldade minha. Que seja. As críticas que eu li me deram essa licença; pois, para mim, magistral, incrível, ótimo, deslumbrante são as obras escritas por esses nomes consagrados que citei. E olha que eu não me identifico com o estilo de Hilda Hilst e Clarice Lispector, mas reconheço a genialidade dessas escritoras. 

Vamos para a minha impressão a respeito da obra de Fernanda Torres. Que dizer... Já dei minha opinião: o livro é bem fraco! É ruim mesmo! Então, vou detalhar o que penso sobre esse livro. Vou fazê-lo em tópicos. Antes, porém, o conteúdo da obra. Fim conta a vida de cinco amigos e a relação entre eles. São homens que viveram sua juventude nos anos 60 e 70 no Rio de Janeiro, e que, a partir dos anos 90, passam, um a um, a se encontrar com a morte. Cada um desses cinco amigos faz um relato em primeira pessoa de sua vida e de seus últimos momentos antes de morrerem. Entre o relato de um e de outro, o livro mostra a vida de pessoas que de alguma maneira foram importantes para eles (mulher, filha, filho, padre, enfermeira). Dizem que Fim é romance, mas tenho dificuldade em classificá-lo assim. Para mim, é uma coletânea de contos. Passemos, então, aos tópicos das razões porque achei a obra ruim.

1 - Falta uma história -  Bem, na verdade, isso não é propriamente um defeito. É mais uma questão de gosto pessoal: prefiro livros com boas histórias. Uma boa trama nos envolve na leitura, nos faz mergulhar na vida dos personagens, nos ajuda a visualizar as situações descritas; além disso, nos permite avaliar a criatividade habilidade do autor em concatenar os fatos de maneira coerente e coesa. Obras sem história, geralmente, ficam girando em torno de reflexões que, às vezes, cansam. Por tudo isso, não gosto de ficção que não tenham encadeamento de fatos que gerem um enredo bem claro. Mesmo não gostando, não posso negar que muitos livros que não têm histórias são bons, mas esses apresentam reflexões profundas, inteligentes e instigantes. Por exemplo, existem obras de Kafka, Hilda Hislt e Clarice Lispector que não trazem uma história em si, mas que nos envolvem em pensamentos realmente ricos e importantes. Já Fim, além de não ter uma trama (são fatos sem encadeamento), não traz nenhuma reflexão profunda. Os pensamentos são bem comuns.  O mais profundo que encontrei foi isso: "O ato supremo de romantismo é o suicídio" (pág. 120); ou isso (ao ela falar sobre a morte no enterro de um desses cinco amigos): "A finitude de Ciro pairando ameaçadora sobre a consciência dos três. Quem será o próximo? O simples fato de não quererem o pior para si mesmo implica desejar o pior para os outros dois" (pág. 151). Cá entre nós, nenhuma das duas é uma percepção muito elaborada. Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, ao descrever uma morte só, nos presenteia com ideias fabulosas sobre esse estado desconhecido; já Fernanda Torres descreve seis e não acrescenta nada de importante. Daí vem um crítico falar que a Fernanda Torres teve a mesma picardia do Machado de Assis ao colocar um morto para falar de sua vida! Brincadeira! É muita crueldade, para uma escritora iniciante, ser comparada a Machado de Assis.

2 - Personagens caricatos - Fernanda Torres cria cinco caricaturas e passa o livro inteiro retocando-as. Álvaro é o chato, brocha, que não se dá bem com as mulheres. Sílvio é o porra-louca, tarado, inconsequente. Ciro é o homem perfeito, bonitão, bom em tudo, que desperta o interesse de todas as mulheres; nenhuma resiste a ele. Ribeiro é o zé mané, esportista, que se interessa por menininhas e toma viagra para se manter ativo sexualmente. Neto é o bom moço, sujeito comum, conservador. Pois, a todo momento, em todos os relatos - tanto dos amigos como das pessoas a eles relacionadas -, as características marcantes dos cinco são ressaltadas. Ficou maçante. Um exemplo bem emblemático dos esteriótipos existentes no livro é o de uma personagem de participação bem pequena, uma enfermeira de nome Gisa. Assim ela é descrita: "Gisa era de esquerda, politizadíssima, prestava serviço social, lia livros que pesavam mais de um quilo e fumava na varanda do segundo andar." (pág. 191). Mais a frente, a autora arrematou: "Gisa não via sentido em chorar a morte de um burguês." (pág. 196). Por conta desse tipo de abordagem, vi apenas caricaturas e não pessoas. Por isso, tive dificuldade em me identificar com eles; não consegui visualizá-los mentalmente. As exceções ficaram por conta do Álvaro e do Padre Graça; mas, ainda assim, foram uma visualização e uma identificação bem pálidas.

3 - Ela abusa de clichês - O tema em si já é um. Retratar os velhinhos de Copacabana que, na juventude dos anos 60 e 70, eram os transviados, os paladinos da contracultura, é uma assunto que já foi explorado demais. Outros lugares-comuns no livro: questionar tudo que fez na vida bem na hora da morte, a discussão se o homem deve respeitar a amizade caso o amigo tenha interesse na mesma mulher, a visão esteriotipada em relação aos comunistas e às pessoas de direita, um padre em conflito espiritual, a fuga para o meio do mato para fazer trabalhos sociais como forma de tentar reencontrar o seus ideais, a beleza do Rio de Janeiro, a rotina do casamento. Temáticas muito batidas. Até podemos explorar temáticas batidas, desde que apresentemos uma visão ou abordagem diferentes a respeito do assunto. Não foi o caso de Fim. Engraçado que há um trecho em que uma personagem critica mentalmente o porteiro do prédio porque ele usa, num velório, um monte de clichês a fim de se referir à morte. Mas criticar os clichês usados em enterros por si só já é um clichê. Outros me lembraram cenas de novela. Olha esse exemplo: o homem que passa mal no banheiro, se segura na cortina e essa cede, vindo ele a cair no chão. Outro: a mulher que se entrega despreocupadamente à dança para esquecer os problemas. E esse também: o homem que, pego em flagrante adultério pela mulher,  foge do local, vai para casa, troca de roupa e senta no sofá; quando a mulher chega e o aborda, ele nega tudo e diz que ela está louca e imaginando coisas. O último: o casal que se conhece numa roda de violão e ali começa um romance. Esse último, por sinal, tem cara de roteiro da novelinha Malhação. Sobre o encontro do tal casal, selecionei esses trechos: "A Ruth atacou a voz de mulher, o Ciro a do homem, e os dois terminaram juntos, aplaudidos de pé, para sempre apaixonados" (pág. 104); "Senhor absoluto da cena, Ciro raptou a rainha com perícia de Eros. Muito casais se formaram naquela noite, atiçados pelo testemunho do encontro." (pág. 114). É muita pieguice! Se ela não tirou isso de malhação; na melhor hipótese, foi das sebosas novelas do Manoel Carlos. Não dá! Um bom livro não tem tantos lugares-comuns. 

4 - Fórmula desgastada da narrativa - A crítica elogia a narrativa de Fernanda Torres como se fosse algo inovador. Não precisa conhecer muito a literatura brasileira contemporânea para perceber que a fórmula que ela usa já está bastante desgastada. Linguagem coloquial, palavrões, frases curtas, sarcasmo, ironia, humor cáustico, instâncias de fluxo de consciência; tudo isso já foi usado, até com um pouquinho mais de competência, por autoras como Luisa Geisler, Állex Leila e Márcia Denser, só para citar três nomes. Inclusive, esse estilo tem se tornado comum na literatura brasileira atual, principalmente no que diz respeito aos contos. Por falar em fluxo de consciência, devo adiantar que é um técnica que não me agrada. Acho enfadonha, confusa, empoada. Mas não é por isso que não sei reconhecer quando ela é bem utilizada. Agora considerar o fluxo de consciência empregado por Fernanda Torres como magistral só pode ser piada. São passagens absolutamente comuns; já vi melhores nas três autoras acima citadas (e olha que, nem nas obras dessas, eu achei lá essas coisas). Apesar de não apreciar a técnica, não posso deixar de reconhecer que magistrais são os fluxos de consciência empregados por Hilda Hilst e Clarice Lispector. 

5 - Número interminável de listas - Não consegui contar todas as enumerações existentes em Fim. Só para se ter uma ideia, nas páginas 198 e 199, em cinco parágrafos, contei oito listas. É demais! É um recurso pobre e irritante; ele trava a leitura. Listas são inevitáveis em alguns momentos, principalmente quando se descreve pessoa ou local; só que ela usou em excesso. Vejam: "Deus se transmutando no próprio planeta, nas correntes de ar, nas nuvens densas, no sol inclemente, na lua, nos temporais" (pág. 198). "Dormiu ao relento, teve medo de bicho, de gente, foi assaltado..." (pág. 198). "...sentiu febre, frio, fome e sede." (pág. 198). "...Oiapoque, Boca do Acre, Lábrea, Manicoré, Aripuanã, Parecis, Jaciara". (pág. 199). "Acostumou-se com o mormaço, os insetos graúdos e as cobras, com os barulhos da noite e as brincadeiras truculentas dos nativos" (pág. 199). "...crimes contra a natureza, serras elétricas, tratores, correntes e venenos de praga" (pág. 199). Já está bom, né? Ao longo do livro, encontramos outras muitas enumerações. Não me espantaria se alguém me dissesse que contou mais de cem.

6 - Excesso de chavões - Sei que essa palavra tem o mesmo significado de clichê, mas usei "chavão" separadamente para fins didáticos. Destaquei esse termo só para me referir àquelas expressões repetidas demais pelo uso popular, que, por isso mesmo, devem ser evitadas num texto formal, mais ainda no livro, ainda que o estilo seja coloquial. Seu uso empobrece o texto. Fernanda lançou mão de vários chavões. Vou dar um desconto à escritora e vou ignorar aqueles presentes nas falas em primeira pessoa, pois alguém poderia alegar que, nesses casos, o chavão fazia parte do relato coloquial da personagem. Tudo bem. Vamos então para os que aparecem no discurso em terceira pessoa: "Álvaro ainda lhe revirava o estômago" (pág. 32). "O pensamento vagara..." (pág. 34). "Era a gota d'água" (pág. 43). "...tarefa hercúlea" (pág. 45). "...tomaram proporções catastróficas" (pág. 50). "...fez suas pernas bambearem e o coração palpitar" (pág. 51). "Não esbocei reação..." (pág. 67). "...lhe dava ânsias de vômito" (pág. 87). "Encontrara a sua razão de ser" (Esse para mim foi um dos piores). (pág. 116). "...cuidado de quem carrega um cristal..." (pág. 119). "...ameaçou vir à tona e transbordar" (pág. 121). "...dera o tiro de misericórdia..." (Esse também acertou em mim) (pág. 197). Não dá!

7 - Muitos conflitos tinham a mesma essência - Na hora da própria morte ou do outro, os velhinhos começavam a questionar seus amores. Para Irene: sinto ou não sinto falta de Álvaro? Para Ribeiro: amo ou não amo Suzana? e Amo ou não amo Ruth? Para Neto: amo ou não amo Célia? Para Ciro: amo ou não amo Ruth? Quem fugiu disso foram Álvaro e Sílvio, que tiveram reflexões mais interessantes na hora da morte.

8 - A autora abusa de citações de nomes consagrados, de suas obras ou de seus pensamentos - Ela citou em demasia filósofos, escritores, cantores, músicos, compositores. Nietzsche, Platão, Aristófanes, Dante, Flaubert, Machado de Assis, Vinícius, Jobim, Bob Dylan, Noel Rosa, Nara, Bethânia, Elis Regina. Se esse recurso não for bem utilizado, fica pedante. Nos passa a ideia de que ela se valeu dele só para exibir erudição. Para mim, a Fernanda não soube usá-lo. Suas citações ficaram bem pedantes.

9 - Humor fraco - Nem ao menos nesse quesito o livro escapou. Poderíamos esperar que a escritora mostrasse tiradas engraçadas e inteligentes, mas não foi o caso. Não achei graça das piadas. O tal sarcasmo não era tão inteligente e engraçado. Na verdade, não é diferente do que tanto vemos por aí. Alguém acha graça nisso? "'Idoso,' palavra odienta. Pior só 'terceira idade.''' (pág. 13). E nisso? "Olha aí, outra vez, a pedrinha traiçoeira atrás de me pegar. Um dia eu caio, hoje não." (pág. 13). "Amei minha filha até ela completar cinco anos, depois não aguentei a histeria dela, da minha mulher com ela, dela com as empregadas." (pág. 16). Não consegui dar uma risadinha sequer.

10 - Vício em sinônimos - Ela usou demais o recurso de repetir sinônimos (ou palavras de sentido aproximado) em sequência para enfatizar uma ideia. Exemplo: "Ele é um zero, um nulo, um nada". (pag. 33).

11 - Falta originalidade - Fernanda Torres não apresenta nenhuma novidade. Não traz nenhuma ideia nova, nem na forma, nem no conteúdo. A grande quantidade de lugares-comuns diz isso por si só.

Enfim, na minha opinião, é um livro cheio de problemas. E nada se salva? Algumas passagens se salvam, sim. Por exemplo, embora apresente alguns lugares-comuns, as partes que retratam a vida e os dilemas do Padre Graça, principalmente o final que ele teve. Outro trecho bom é o diálogo entre Ciro e a enfermeira Maria Clara (o que se encontra nas páginas 188 e 189). E se salvam ainda alguns momentos do relato em primeira pessoa do personagem Álvaro. O resto, a meu ver, não funcionou. A ideia de cada personagem contar sua versão dos fatos e a inserção de relatos sobre a vida das pessoas próximas a eles resultou num livro repetitivo e maçante. Não entendi mesmo tanto sucesso de crítica que ele obteve. Compartilho da opinião do crítico, Euler de França Belém, o livro é ruim, mas "está sendo apresentado como romance de primeiro time." Pois entendo que Fim deveria disputar a terceira divisão, brigando para não cair.

É tentador, mas não...não vou fazer nenhum trocadilho com o nome do livro. Acabo aqui a resenha.

15 comentários:

  1. Uma critica extremamente construtiva. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Agradeço tbm o comentário (tem cara de propaganda, mas vou publicar assim mesmo. rsrs).
      Até logo!

      Excluir
  2. se havia alguma remota chance de ler esse livro você a matou ao escrever essa crítica rs
    quem vai querer te matar é a fernanda torres se ler esse texto rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é! rsrs
      Mas...segundo pesquisas que fiz, muita gente gostou do livro (sei lá por que motivo). Então, leia. De repente, vc tbm gosta. E a Fernanda deveria é me agradecer, pois assim não ficaria sendo enganada por bando de puxa-sacos. rsrsrs Dizer que gostou do livro, que ele é bom, que ela começou bem (não concordo com nada disso: não gostei, o livro é ruim e ela começou mal mesmo), ainda vai lá. Mas dizer que é ótimo, magistral, deslumbrante, brilhante, incrível, é enganar a pobre.

      Excluir
  3. Parabéns pela crítica! Direta, detalhada, demonstrando com exemplos o por quê de você ter avaliado dessa forma - ao contrário dos críticos-amiguinhos, que usam termos bem genéricos para iludir. Eu já imaginava que o livro era ruim e você, com muito talento, apenas confirmou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Igor!
      Mas lembre-se que é apenas minha opinião; de repente você pode ver o livro de outra forma e gostar dele. De qualquer maneira, não compre confiando nas críticas positivas, porque vejo que há muito corporativismo nesse meio. Leia o primeiro capítulo para ter uma noção. Eu li e não gostei; abandonaria o livro aí. Mas, como tenho esse blog, resolvei comprá-lo e terminar a leitura para comentar aqui. Só por isso.
      Agradeço sua participação. Comente sempre que desejar.
      Abs

      Excluir
    2. Também não gostei!
      Recebi a indicação de que era um livro engraçado, leve e divertido. Só vi desamor e frustrações. Não consegui se quer esboçar um sorriso. Fraco!

      Excluir
  4. horrívelll este livro...pq mesmo foi escrito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil arriscar uma resposta. Fernanda Torres é uma talentosa atriz, engraçada, famosa e que tem muitos fãs, ou seja, garantia de boas vendas; como está de fato sendo. Lamentável!!

      Excluir
  5. Participo de um "Grupo de Leitura".....todos participantes não estão conseguindo terminar ,seguir em frente na leitura. Muito ruim. Mostra a velhice, a morte de pessoas infantilizadas pelo desiquilíbrio, pela dor, pela falta de paz, de harmonia. Uma desinformação do real sentido da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo ou amiga, só terminei porque comento nesse blog; do contrário, teria desistido ainda no primeiro velhinho. E essa sua observação foi bem pertinente: "pessoas infantilizadas pelo desequilíbrio." Concordo. E o problema não foi só o tema, mas a execução também, que foi ruim de doer.

      Excluir
  6. Achei o livro ótimo!! E realmente não foi pela fama da atriz... Achei irônico e divertido ao mesmo tempo que muito trágico. A sua é a primeira opinião negativa que leio do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto é algo bem particular, respeito o seu. Outras pessoas, inclusive especialistas, não gostaram de Fim. Compartilhei, ao final da resenha, o opinião negativa de um sobre o livro.

      Excluir
  7. A intenção de Fernanda Torres não foi fazer pomposas filosofias sobre a morte, ela conta uma história e as sensações finais de 5 amigos. Tentar comparar este livro a Machado de Assis (gênio e incomparável sim) é simplesmente burrice, tendo em vista que as propostas são completamente diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei... pela data e horário, por não se identificar, você me parece ser a mesma pessoa do comentário anterior, ou então se conhecem e combinaram de vir aqui defender o livro da Fernanda Torres. Acho que é só impressão minha mesmo. Mas isso não vem ao caso, vamos ao seu comentário.
      A intenção dela não sei, só sei que ela foi rasa até não poder mais. Não sou contra livros com percepção mais simples; todos têm o seu lugar; só que prefiro livro com reflexões mais profundas. Fim é o tipo de livro do qual eu nunca passaria do primeiro capítulo, porque é muito superficial, muito comum, mas resolvi seguir adiante por uma espécie de compromisso profissional, em virtude da minha decisão de fazer uma resenha sobre essa obra aqui no blog.
      Pois é, concordo com sua colocação de que é inadequado comparar Fim com Memórias Póstumas de Brás Cubas; não só por conta da proposta, que são diferentes, mas nem tanto assim, pois ambos os livros têm um ponto em comum: relato de um morto sobre sobre a vida dele; mas porque a qualidade da obra de Fernanda Torres é muito, mas muito, inferior. É bom lembrar que não fui eu quem fez essa compração, ok? Quem cometeu essa sandice foi uma tal de Malu Fontes (jornalista e professora da UFBA). Eu compartilhei a resenha dela num dos links acima, é só clicar e conferir. Retirei o trecho em que ela faz essa compração, veja o absurdo: "Nisso, no fato de ser uma narrativa em retrospectiva, um flash back sobre a contabilidade da vida, surge algo de Machado em Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas um “algo” de responsa, com tanta picardia quanto." Não acreditei quando eu li.
      Obrigado pelo comentário e até logo.

      Excluir