sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MINHAS TARDES COM MARGUERITTE


Se estiver a fim de assistir a um filme leve, engraçado, descomprometido e cativante, indico "Minhas Tardes com Margueritte." Essa comédia francesa aborda, principalmente, a amizade. Uma amizade diferente, improvável, entre duas pessoas praticamente opostas. De um lado, uma senhora de 90 anos, inteligente, culta, esperta; do outro, um sujeito com aproximadamente cinquenta anos, bronco, iletrado, nada inteligente e muito inocente. Entre os dois nasce um sentimento puro e singelo.

Germain (Gérad Depardieu), o tal sujeito bronco, costuma passar horas sozinho na praça da cidade, lá ele conhece Margueritte (Gisèle Casadesus), a tal velhinha culta, e passam a se encontrar todas as tardes no local para conversarem. Nos encontros conversam sobre diversos assuntos, entre esses literatura. É quando Margueritte introduz Germain no universo das letras. Sua relação com os livros é meio conturbada, mas ele consegue tirar da leitura lições importantes para sua vida.

O que me agradou no filme foi sua visão otimista da vida, apesar das agruras pessoais dos dois protagonistas. O diretor tem o mérito de expor esses sofrimentos sem recorrer a excesso de sentimentalismo para comover o público; ao contrário,  trata a questão com leveza, bom-humor e naturalidade. E drama é o que não falta para ser explorado. Germain sofreu muito desde criança: não conheceu o pai, sempre foi maltratado pela mãe e era perseguido por professores e colegas. Como se fosse pouco, ainda lhe faltam inteligência e beleza física; porém, ainda assim, tem amigos, namora uma mulher bem mais jovem e bonita, tem emprego, vive de maneira simples, mas, bem. Margueritte, por sua vez, mora  na solidão de um asilo e praticamente não recebe visitas da família, mas nem por isso fica lamentando sua vida; tem sempre uma fala alegre e doce. Desse modo, os dois despertam em nós mais simpatia do que piedade.

Minhas Tardes com Margueritte fala, com simplicidade e sutileza, de compaixão, amor incondicional e otimismo. Ótima opção para aqueles momentos em que queremos ver apenas um bom e belo filme, sem muitas pretensões.


Ficha técnica e trailler

Diretor: Jean Becker
Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Maurane, Patrick Bouchitey, Jean-François Stévenin, François-Xavier Demaison, Claire Maurier, Sophie Guillemin
Produção: Louis Becker
Roteiro: Jean Becker, Jean-Loup Dabadie
Ano: 2010
País: França
Gênero: Comédia/Drama






2 comentários:

  1. Adorei o filme! Delicado, singelo... Mostrando que uma amizade pode surgir em qualquer terreno, mesmo no mais infértil e cultivado por pessoas tão improváveis.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Stella. Obrigado pelo comentário.
    Tb gostei bastante. E enxerguei exatamente o que falou.
    Até logo!

    ResponderExcluir