sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CABE NA MALA


Já que sexta-feira pede postagens leves, o blog está numa semana literária e postei sobre um site voltado à leitura infantil ontem, vamos aproveitar o clima e privilegiar os pequenos hoje de novo. Para isso, resolvi comentar um livro infantil, livro mesmo, físico, de papel (para não dizerem que não valorizo o tradicional). A minha indicação é a obra: Cabe na Mala, de Ana Maria Machado, da coleção Mico Maneco.

Escolhi esse livro não só porque rapidamente se tornou um dos preferidos do meu filho, mas por ser realmente muito bom; ele se destaca, em termos de qualidade, entre os demais que o meu filho tem. E qual é o seu diferencial? Ele consegue unir o jogo de sílabas e letras de mesmo fonema com uma história divertida e coerente. Esse jogo conferiu uma sonoridade bem agradável às frases, sem torná-las repetitivas ou enfadonhas. A trama é simples, fácil de acompanhar, porém, dentro dos padrões infantis, está longe de ser "bobinha."  O único ponto negativo que encontrei, nem assim tão grave, refere-se às ilustrações; elas poderiam reproduzir melhor o texto em alguns momentos.

Vale lembrar que a coleção Mico Maneco é voltada para crianças na fase de alfabetização, e Cabe na Mala encontra-se no nível um dessa coleção, sendo indicado, segundo a editora, para as crianças acima de cinco anos. Sabendo ler ou não (o meu não sabe), acredito que seu filho irá gostar desse livro. O meu gostou muito.

2 comentários:

  1. Nós que somos pais precisamos comprar livros que despertem o gosto e o interesse dos pequenos, a fim de ajudá-los no processo de alfabetização.
    Bacana!

    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Leandro. Valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir