quinta-feira, 13 de setembro de 2012

INDIGNAÇÃO


Tomei conhecimento do Indignação, livro de autoria do premiado escritor norte-americano Philip Roth, ao ler críticas sobre o Leite Derramado de Chico Buarque. Nos artigos, os críticos falavam da semelhança entre as duas obras na sua ideia de colocar a voz narrativa num personagem à beira da morte, abordando também o contexto histórico de um país. Acrescentavam os críticos que Indignação era bem superior ao Leite Derramado.

Como tinha gostado do livro do Chico, resolvi conferir o do Philip Roth. E realmente concordo com os críticos, Indignação é superior ao Leite Derramado. O personagem principal é mais complexo, a narrativa mais bem articulada e as reflexões mais profundas. Sem contar que Indignação encarou o desafio de andar no terreno perigoso da adolescência (ou quase no fim dela, 18 e 19 anos), em plena vida universitária, com todos os seus conflitos e incoerências; fase em que momentos de maturidade e imaturidade alternam-se com frequência. Pois, o autor percorre esse terreno escorregadio com desenvoltura, sem deslizar para clichês, lugares-comuns ou pieguice.

 Em relação ao texto, é difícil tecer comentário porque o de Philip Roth trata-se de uma tradução do inglês, e qualquer comparação pode gerar injustiças. Se foi obra da tradução ou não, posso dizer que o texto de Roth é mais enxuto, direto, ágil; o do Chico, por sua vez, é mais adornado, oblíquo, cadenciado. Os dois são muito bons, não dá para apontar o melhor, mas se me pedirem para escolher um, prefiro o Chico, simplesmente porque me  identifico mais com o estilo do brasileiro. Questão de afinidade.

Falando do livro em si, Indignação relata a história de Marcus Messner, um adolescente de 19 anos que, para evitar conflitos com o pai cada vez mais controlador, resolve tentar a vida em outra universidade, situada em outra cidade, bem distante de sua casa. Nesse novo lugar, Marcus enfrenta os desafios que o novo ambiente e as novas companhias lhe impõem. A trama é simples, mas muito bem contada; é forte, pulsante, cortante. Recomendo a leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário