quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O PEQUENO LEITOR


Como nas duas últimas postagens comentei sobre livros, gostaria de usar o espaço de hoje para divulgar um site destinado não só a estimular nos pequenos o hábito da leitura como também a provocar neles o desejo de criar suas próprias histórias.

Não quero aqui entrar no debate se é recomendável ou não a crianças usar aparelhos eletrônicos como computador, tablet, celular e afins. Não tenho conhecimento para tanto, nem é essa a intenção do blog ou dessa postagem. Só vim divulgar essa ferramenta para aqueles pais que, assim como eu, não veem problemas em seus filhos usarem esses dispositivos; desde que o uso seja feito com moderação, controle, segurança e supervisão de um adulto. Entendo que, se usados corretamente, para o propósito correto, esses máquinas podem ajudar a divertir e educar nossos filhos. Na minha avaliação, esse site cumpre essa tarefa.

Também não estou defendendo a substituição do livro físico pelo digital, acho que os dois podem coexistir tranquilamente. Cada um tem seu espaço.  Meu filho mesmo não perdeu o interesse pelo livro impresso, mesmo acessando o digital; inclusive ele pede mais para ver o primeiro do que o segundo. E uma vez que nossos filhos convivem diariamente com eletrônicos e não controlam a curiosidade de saber o que vai nesses aparelhos, por que não lhes apresentar uma opção gratuita, de fácil acesso, divertida e instrutiva? Nesse assunto, sou da política de permitir com critérios, em vez de proibir totalmente. Mas respeito quem pensa de forma diferente.

Bem, depois dessas considerações, vamos falar do site. O Pequeno Leitor está dividido em várias seções, as principais são: Histórias, Sua Coleção, Crie Sua História e Piadinhas. As que merecem destaque são Histórias e Crie Sua História.

Na primeira seção destacada no parágrafo anterior, o site apresenta vários tipos de histórias, desde aquelas mais curtas e simples até as mais longas e elaboradas; algumas contam com quadrinhos animados, com ou sem narração; outras trazem apenas os quadrinhos e o texto, sem movimentos ou narração. Ou seja, existem histórias para todos os gostos e idades. Nessa seção, ainda, encontram-se aquelas criadas pelos próprios pequenos leitores (o processo de criação é feito na seção que descreveremos mais adiante).  Outro ponto positivo é que, no texto de algumas histórias, o site destaca palavras e fornece o seu significado para que a criança enriqueça o seu vocabulário. Para os pequenos que não sabem ler, a presença de um adulto é imprescindível, mesmo nos contos narrados.

Quanto à segunda seção, Crie Sua História, o site disponibiliza grande variedade de temas que trazem uma sequência de quadrinhos (sem animação) para que a criança, com base nas imagens, crie o texto para sua história.  Entre alguns exemplos de temas, encontram-se: animais, aventura, natal, fantasia e folclore. Vale lembrar que para acessar essa parte, é necessário fazer um cadastro.

Enfim, em um país como o nosso, um tanto indiferente aos encantos proporcionados pela leitura, talvez por falta de estímulo desde os primeiros anos de vida da criança, iniciativas que incentivem os pequenos a descobrirem a magia do mundo das letras são bem-vindas.

Segue o link do site

http://www.opequenoleitor.com.br/

2 comentários:

  1. muito bom esse site, bem criativo...tb é bom para entreter os pequenos numa viagem, espera no médico, etc, etc...
    é legal que ao se cadastrar a criança pode criar um bonequinho parecido com ela, com as mesmas características físicas...
    para os maiores, que já navegam sozinhos, tem umas coisas legais como salvar as histórias preferidas em uma estante virtual, tem também um lance de ganhar pontos a cada história lida, a cada palavra nova descoberta, e aí se troca esses pontos por umas tais "tranqueiras", é tudo virtual, mas acho que criança gosta dessas coisas, dá pra competir com o coleguinha e tal...
    ah, também tem um lance legal que é um teste depois da leitura, se quiser fazer, o + sabido...são perguntas sobre o texto, assim, é uma forma de ensinar a criança a interpretar aquilo que lê!

    ResponderExcluir